Ensino de História
ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. 2. ed., Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009. ABUD, Kátia Maria; SILVA, André Chaves de Melo; e ALVES, Ronaldo Cardoso. Ensino de História. São Paulo: Cengage Learning, 2013 (Coleção ideias em ação). BARROSO, Véra Lucia Maciel [et al.]. Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Est: Exclamação; ANPUH/RS, 2010. CARNEIRO, Maristela. Metodologia do ensino de História. 1. ed.. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017. CERRI, Luís Fernando. Ensino de História e consciência histórica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. FERREIRA, Marieta de Moraes e OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de História. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019. FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003. FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de História. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2006. FREITAS, Enio de. História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. FREITAS, Itamar. Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de História (Anos Iniciais). São Cristóvão: Editora UFS, 2010. FRONZA, Marcelo e RODRIGUES JÚNIOR, Osvaldo (Orgs.). Ensino de História e Internet: aprendizagens conectadas. São Paulo: Paruna Editora, 2021. GARCIA, Maria de Fátima e SILVA, José Antonio Novaes da (Orgs.). Africanidades, afrobrasilidades e processo (des)colonizador: contribuições à implementação da lei 10.639/03. João Pessoa: Editora UFPB, 2018. KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5ª ed., São Paulo: Contexto, 2007. LEITE, Priscila Gontijo; BORGES, Cláudia Cristina do Lago; e SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin (Orgs.). Ensino de história, tecnologias e metodologias ativas: novas experiências e saberes escolares [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. (Coleção Experimentos e reflexões sobre práticas no ensino de História, v.1). LEITE, Priscila Gontijo e BORGES, Cláudia Cristina do Lago (Orgs.). Experiências docentes e a construção do saber histórico [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. (Coleção Experimentos e reflexões sobre práticas no ensino de História, v.4).
LUIZ, Miriã Lúcia, MELO, Douglas Christian Ferrari de; e VIANA JÚNIOR, Fernando Santa Clara (Orgs.). O Ensino de História na formação de professores: experiências com as escolas. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2021.
MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Germano e ARAÚJO, Fátima Maria Leitão (Orgs.). Ensino & linguagens da História. Fortaleza: EdUECE, 2015. MAGALHÃES, Marcelo (Org.). Ensino de História: uso do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. MAIA, Paulo Roberto de Azevedo e RAMOS, Márcia Elisa Teté. Linguagens e narrativas históricas na sala de aula [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. (Coleção Experimentos e reflexões sobre práticas no ensino de História, v.3). MAIOR, Paulo Souto; PESSOA, Ângelo Emílio da Silva; e SALLES, André Mendes (Orgs.). Saberes históricos, patrimônio e espaços de memória [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. (Coleção Experimentos e reflexões sobre práticas no ensino de História, v.2). MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. NAPOLITANO, Marcos. História & música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. NEMI, Ana; ANUNCIATO, Ana Maria; e RIBEIRO, Fábia Barbosa (Orgs.). Diálogos na pesquisa em ensino de História [recurso eletrônico]. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. OLIVEIRA, João Paulo Gama (Org.). Acervos e fontes: diferentes caminhos para o ensino de História. Recife: EDUPE, 2021. OLIVEIRA, Margarida Dias de; CAINELLI, Marlene Rosa; e OLIVEIRA, Almir Félix Batista de. Ensino de história: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal, RN: EDFURN, 2008. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Coord.). História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. PACHECO, Ricardo de Aguiar. Ensino de História e Patrimônio Cultural: um percurso docente. 1. ed., Jundiaí, SP: Paco, 2017. PEREIRA, Nilton Mullet e GIACOMONI, Marcello Paniz. Jogos e ensino de História. Porto Alegre: Evangraf, 2013. PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas na aula de História. 2. ed., São Paulo: Contexto, 2010. PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de História e a criação do fato. 13. ed., São Paulo: Contexto, 2009. PINSKY, Jaime e PINSKY, Carla Bassanezi. Novos combates pela História: desafios - ensino. São Paulo: Contexto, 2021. PRANTO, Aliny D. P. de Medeiros; MAIOR, Paulo Souto; e SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos (Orgs.). Ensino de História: experiência e interculturalidade [recurso eletrônico]. João Pessoa: Ideia, 2021. SILVA FILHO, Eduardo Gomes da; FERNANDES, Fernando Roque; e ALMEIDA, Júlia Maria Corrêa (Orgs.). Ensino de história indígena e educação intercultural: experiências decoloniais em perspectiva [recurso eletrônico]. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020.