# Estágios Supervisionados # Licenciatura em História - Malês
Licenciatura em História - Campus dos Malês

Ementário dos Estágios Supervisionados

Saiba a Ementa, a Carga Horária e os Objetivos de cada Estágio Supervisionado.

Data de publicação  04/05/2022, 18:06
Postagem Atualizada há 3 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Estágio Supervisionado I

Ementa: O estágio supervisionado como disciplina curricular, campo de conhecimento e identidade profissional; Constituição e institucionalização do ensino de história no Brasil e nos Palop; Organização escolar, currículo e a prática docente em História nas diversas modalidades da educação básica, com destaque para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Educação Especial, a Educação do Campo, a Educação Quilombola, a Educação Indígena e a Educação Profissional Técnica.

Objetivos: Fazer com que o estagiário compreenda a História do ensino de História no Brasil e nos Palops, suas trajetórias e os desafios na contemporaneidade. Objetiva-se ainda que, por meio deste primeiro contato com a disciplina curricular de estágio supervisionado, o estagiário, a partir da observação in loco e das discussões teóricos-metodológicas propostas pelo professor orientador, possa adentrar no universo e no cotidiano da educação básica e pública no Brasil, compreendendo as suas modalidades, objetivos, desafios e especificidades, especialmente no que concerne ao ensino da disciplina de História Escolar.

Carga Horária: O Estágio Supervisionado I possuí uma carga horária de 80 horas, das quais 60 horas devem compreender atividades de discussão em torno do ensino-aprendizagem em História e reflexões teórico-práticas sobre a experiência do estágio. Estas devem ocorrer nas dependências da UNILAB e com a presença do professor orientador. O restante, 20h, deve ser cumprido a partir de atividades de campo, permitindo, assim, que o estagiário entre em contato com realidades escolares e educacionais distintas, compreendendo, deste modo, as especificidades e os objetivos de cada uma no âmbito do educação básica no Brasil, sobretudo a Educação Especial, a Educação Quilombola, a Educação Indígena, a Educação Profissional Técnica, a Educação de Jovens e Adultos e a Educação do Campo.

Estágio Supervisionado II

Ementa: A Pedagogia de Projetos; O Estágio Supervisionado por meio de projetos; Projetos de trabalho na prática pedagógica no ensino de História Escolar: da elaboração à avaliação; Novos temas na aula de História; O ensino e a aprendizagem em História em ambientes de educação não formais.

Objetivos: Objetiva-se que o estagiário, em parceria com o professor supervisor e sob orientação do professor orientador, desenvolva um projeto de intervenção pedagógica, o qual deverá ser posto em prática ainda no semestre corrente. O estagiário poderá, se assim optar, em realizar o estágio em espaços não formais de aprendizagem como, por exemplo, museus, centros culturais, arquivos, bibliotecas, ONG’S, etc.. Nestes, o estagiário deverá elaborar e desenvolver, assim como os que atuarão nas escolas da educação básica, um projeto de intervenção pedagógica que atenda aos objetivos do ensino da História Escolar, o qual deverá se relacionar ainda com os interesses das instituições que os receberam.

Carga Horária: O Estágio Supervisionado II contempla uma carga-horária de 100h, a ser distribuída da seguinte maneira: 20h a ser realizada nas dependências da UNILAB, com a presença do professor orientador, momento em que serão realizadas discussões teóricas, avaliações, orientações, etc.; e, o restante, 80h, compreendendo o período e o desenvolvimento das atividades de observação diagnóstica, a elaboração do projeto, a sua implementação por meio de intervenções didático-pedagógica e a produção do relatório final. O estagiário que cumprir o estágio nas escolas da rede da educação básica terá que assistir, no mínimo, 2 (duas) aulas do professor supervisor antes de iniciar a elaboração do projeto. Estas aulas devem ser assistidas, de preferência, nas turmas que irão contribuir com a elaboração e o desenvolvimento do projeto.

Estágio Supervisionado III

Ementa: Metodologias e didáticas para a História Escolar no ensino fundamental: diálogos entre a teoria e a prática; O currículo de História no âmbito do ensino fundamental no Brasil e na Bahia, em especial nos municípios do Recôncavo Baiano; Os currículos e o ensino de História Escolar nos PALOP’s: orientações e legislação; Legislação e novos projetos para o ensino fundamental no Brasil (PCN’s, BNCC, etc.); o planejamento docente no ensino fundamental: elaboração de planos de ensino e de aula; a avaliação da aprendizagem no âmbito da História Escolar no ensino fundamental. 

Objetivos: Objetiva-se que o estagiário, a partir do olhar atento do professor supervisor e sob orientação do professor orientador, assuma a regência, e tudo que isso possa implicar, da disciplina de História em uma ou mais turmas dos anos finais do ensino fundamental. Objetiva-se ainda, por meio de um diálogo com a teoria e a partir do cumprimento das atividades práticas, permitir que o estagiário experimente a prática docente, especialmente no que concerne ao planejamento (planos de ensino e aula), a regência e a avaliação do processo de aprendizagem na aula de história no ensino fundamental-anos finais.

Carga Horária: O Estágio Supervisionado III contempla uma carga-horária de 100h, a ser distribuída da seguinte maneira: 20h a ser realizada nas dependências da UNILAB, com a presença do professor orientador (discussões teórico-metodológicas, avaliações, orientações, etc.); e, o restante, 80h, compreendendo o período de regência no Ensino Fundamental (Anos Finais), assim como as atividades de observação diagnóstica, a elaboração dos planos de ensino e de aula, as avaliações e a  produção do relatório final. O estagiário deverá assistir, no mínimo, 2 (duas) aulas do professor supervisor antes de assumir, de fato, a regência na disciplina de História, a qual deverá se estender por, no mínimo, 10 (dez) aulas, estas aqui entendidas como qualquer prática educativa, devidamente planejada e executada pelo estagiário, que atenda ao princípios do ensino e aprendizagem na educação básica.

Estágio Supervisionado IV

Ementa: Metodologias e didáticas para a História Escolar no ensino médio: diálogos entre a teoria e a prática; O currículo de História no âmbito do ensino médio no Brasil e na Bahia, em especial nos municípios do Recôncavo Baiano; Os currículos e o ensino de História Escolar nos PALOP’s: orientações e legislação; Legislação e novos projetos para o ensino médio no Brasil (PCN’s, BNCC, etc.); O planejamento docente no ensino médio: elaboração de planos de ensino e de aula. A avaliação da aprendizagem no âmbito da História Escolar no ensino médio.

Objetivos: Objetiva-se que o estagiário, a partir do olhar atento do professor supervisor e sob orientação do professor orientador, assuma a regência, e tudo que isso possa implicar, da disciplina de História em uma ou mais turmas do ensino médio. Objetiva-se ainda, por meio de um diálogo com a teoria e a partir do cumprimento das atividades práticas, permitir que o estagiário experimente a prática docente, especialmente no que concerne ao planejamento (planos de ensino e aula), a regência e a avaliação do processo de aprendizagem na aula de história no ensino médio.

Carga Horária: O Estágio Supervisionado IV contempla uma carga-horária de 120h, a ser distribuída da seguinte maneira: 20h a ser realizada nas dependências da UNILAB, com a presença do professor orientador (discussões teóricas, avaliações, orientações, etc.); e, o restante, 100h, compreendendo o período de regência no Ensino Médio, assim como as atividades de observação diagnóstica, a elaboração dos planos de ensino e de aula, as avaliações e a produção do relatório final. O estagiário deverá assistir, no mínimo, 2 (duas) aulas do professor supervisor antes de assumir, de fato, a regência da disciplina de História, a qual deverá se estender por, no mínimo, 12 (doze) aulas,  estas aqui entendidas como qualquer prática educativa, devidamente planejada e executada pelo estagiário, que atenda ao princípios do nsino e aprendizagem na educação básica.

Categoria