# Estágios Supervisionados # Licenciatura em História - Malês
Licenciatura em História - Campus dos Malês

I Colóquio Aprendizagem-Avaliação da História Escolar acontece, na modalidade on line, nos dias 30 e 31 de maio de 2022

Data de publicação  10/05/2022, 15:31
Postagem Atualizada há 3 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

O I Colóquio Aprendizagem-Avaliação da História Escolar é um evento criado para acontecer bianualmente com o objetivo de reunir professores(as) e pesquisadores(as) que exploraram em suas investigações a interrelação Aprendizagem-Avaliação no âmbito da História escolar. Na primeira edição do evento o foco será nas questões epistemológicas que interpelam a interface aprendizagem-avaliação para a abordagem da História escolar, observando como esse processo está vinculado ao entendimento de que ao adjetivar a avaliação como classificatória, democrática, formativa, larga escala, dentre outras, mobilizamos simultaneamente sentidos de aprendizagem (cognitiva, significativa, experiencial, acumulativa, responsiva, dentre outras). Como o processo de significação envolvendo os significantes ‘avaliação’ e ‘aprendizagem’ é recontextualizado no âmbito da disciplina História? Que perspectivas de avaliação têm se hegemonizado no âmbito dessa disciplina, produzindo efeitos sobre o que se considera aprender História na escola? Que sentidos de aprendizagem dessa disciplina têm tensionado às práticas avaliativas hegemonizadas? Em resumo, que aprendizagens para que avaliações da História escolar? O evento se constitui como um espaço privilegiado de discussões específicas sobre as interrelações entre aprendizagem e avaliação no âmbito do E(e)nsino de História em escala internacional. Para tal, sua organização estrutura-se numa coordenação colegiada (grupos de pesquisa de diferentes estados [Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco] e universidades brasileiras [UFJF, UFRJ e UFRPE]). E dado o quadro de escassez de recursos para financiamentos de eventos acadêmicos por parte das Universidades Públicas e das agências de fomento à pesquisa, a crise sanitária em caráter planetário em função da Pandemia de Covid-19, e o interesse em contar com pesquisadores de outros contextos nacionais, o evento acontecerá inicialmente em formato remoto on-line. Clique aqui para ser direcionado para o site do evento.

Fonte: https://anpuh.org.br/index.php/2015-01-20-00-01-55/eventos/item/6809-i-coloquio-aprendizagem-avaliacao-da-historia-escolar

Categoria