Dossiê Ensino de História nos PALOP’s
Submissões de Resumo até 23/05/2022
O ensino de História teve papel imprescindível para a consolidação das etapas do pós-independência na segunda metade da década de 1970, em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, sobretudo no processo de construção de identidades nacionais. Nos nascentes programas de ensino e nas atividades docentes algumas reflexões emergiram: qual a História a ser contada, entre a superação do passado colonial e os protagonismos africanos? Qual História a ser escrita, e de quais agências? O que restou destas lutas, como matéria prima nas fontes documentais, nos relatos e nas memórias, para o trabalho dos professores e professoras de História e do ensino das humanidades, como transposição didática para a sala de aula? (BITTENCOURT, 2008). Alguns vínculos efetivos entre o Brasil e os países africanos de língua oficial portuguesa (Palop) se construíram durante a descolonização e nos períodos que se seguiram após as independências, com importantes articulações na sistematização do ensino. Redundaram esses diálogos de cooperação na participação de educadores brasileiros como Paulo Freire em programas de letramento e implantação de escolas nas comunidades locais (FREIRE, 1978), centros de formação e universidades (MOTA, 2016). Nesse sentido, considerando os profundos laços históricos que unem o Brasil e o continente africano, amplamente negados pelo racismo estrutural brasileiro, o presente dossiê tem como objetivo maior empreender diálogos entre profissionais da área de Ensino de História brasileiros, angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos, são-tomenses, guineenses e portugueses, fomentando os debates e o trânsito de ideias e experiências que potencializem a troca de saberes e práticas, culminando na construção de um fórum permanente de cooperação entre os seus participantes.
Eixos temáticos:
- Ensino de História na construção de múltiplas identidades: avanços e tensões
- Ensino de História nos sistemas educativos
- Experiências e histórias da cooperação educacional: ensino, pesquisa e extensão
- Transversalidade do ensino de História
- Historicidades e práticas metodológicas no ensino de História e na História da África
- Desafios da Pesquisa e do Ensino de História nas mútuas relações Brasil-África
Cronograma;
Prazo para o envio de submissões / resumos: 23 de maio de 2022
Data limite para o envio do texto completo: 05 de agosto de 2022
Submissão dos textos completos: 08 de julho a 05 de agosto de 2022
Os artigos deverão ser encaminhados para a Revista Capoeira, através do e-mail:
ensinodehistoria.brasilpalops@unilab.edu.br